Famoso futurista Ray Kurzweil prevê imortalidade para humanos até 2045
03 de Abril de 2023 às 11h47

O futurista e ex-engenheiro do Google Ray Kurzweil disse acreditar que os humanos alcançarão a imortalidade em 2045, de acordo com o Youtuber Adagio, que discutiu a teoria de Kurzweil em uma série de duas partes no Youtube.
Kurzweil acredita que a humanidade está se movendo em direção a uma singularidade em 2045 que é impulsionada pelo crescimento exponencial - uma teoria que diz que quando uma indústria se torna interessante, mais recursos são investidos nela, o que significa que mais pesquisas podem ser feitas e fazendo com que a indústria avance em velocidades maiores com o passar do tempo.
A singularidade virá ao final de seis épocas, segundo Kurzweil, que acrescentou que passamos por quatro: física, química, DNA e biologia e cérebros e tecnologia. De acordo com a teoria, a humanidade está atualmente no meio da quinta época, que é a tecnologia humana e a inteligência humana.
Depois que a humanidade atingir a sexta época, Kurzweil acredita que saturaremos nossa inteligência no resto do universo. Ele acredita que os humanos, especificamente, devem fazer isso porque o fato de ainda não termos encontrado provas de vida alienígena significa que ela não existe.
Como as pessoas se tornarão imortais?
Kurzweil diz que, devido ao crescimento exponencial nos campos da genética, nanotecnologia e robótica, as pessoas eventualmente terão a capacidade de mapear o cérebro humano com uma resolução alta o suficiente para que possa ser imitado com exatidão na inteligência artificial.
Devemos ter cuidado com os riscos que poderosos sistemas de Inteligência Artificial podem representar para a humanidade?
As IAs criadas neste momento, prevê Kurzweil, terão mentes tão semelhantes aos humanos, que a capacidade computacional dos dois será igual, e as IAs desenvolverão a complexidade mental das pessoas, bem como as emoções.
Esses avanços, acredita Kurzweil, também darão à humanidade a capacidade de alterar sua composição biológica à vontade, bem como curar doenças mortais como câncer e ataques cardíacos. Estes, juntamente com a capacidade de reverter o envelhecimento, supostamente darão aos humanos a imortalidade e os tornarão indistinguíveis da robótica de IA altamente avançada da singularidade.
Quanto ao medo da humanidade de que a IA seja tão avançada que seja uma cópia exata dos humanos, Kurzweil acredita que não apenas as pessoas desenvolverão tecnologia para proteger sua existência, mas também aceitarão as habilidades humanas avançadas da IA.
Parece, no entanto, que os humanos ainda não estão perto de aceitar que a IA se torne tão avançada quanto Kurzweil prevê. Com o surgimento de plataformas de IA como o ChatGPT, as pessoas ficaram maravilhadas com as habilidades da IA, mas também têm reservas. Para alguns, são pequenas preocupações, como a IA sendo usada para escrever os trabalhos dos alunos, mas para outros, as preocupações são maiores.
Bill Gates, por exemplo, escreveu recentemente um blog alertando sobre alguns perigos da IA, incluindo pessoas que a usam para minar a igualdade e, mais alarmante, a IA desenvolvendo a capacidade de derrubar a humanidade.
Portanto, enquanto a humanidade avança constantemente em tecnologia e especificamente no campo da IA, teremos que esperar até 2045 para ver se a humanidade pode realmente viver para sempre.
Leia mais sobre: ai, futurismo, inteligencia artificial